A saga de um Opala: o paraíso das peças


Imagine poder comprar peças novas para os veículos da linha Opala, produzida durante 23 anos, entre 1969 e 1992. Agora imagine que todas essas peças estão com “cheiro de novas”, como se ainda estivessem numa loja de autopeças dos anos 1970 ou 1980, ou mesmo num antigo revendedor da linha Chevrolet.Então pare de imaginar, pois isso ainda é possível. Durante a reforma do Opala Comodoro 1979 cupê (leia aqui a parte 1, a parte 2, a parte 3 e a parte 4 desta história), chegamos a uma pequena loja localizada na Rua Gama Lobo, 1983, no tradicional bairro do Ipiranga, em São Paulo, que comercializa exclusivamente peças para Opala.HistóricoA idéia de vender peças para a linha Opala é de Roberto Pacheco Rocha Jr, um “opaleiro” que descobriu um nicho interessante de mercado. Tudo começou com uma revenda de automóveis que, aos poucos, se especializou no comércio do bom e velho Chevrolet. Com o passar dos anos virou referência para os aficionados, que encontravam em sua loja modelos comuns e também raridades, como a série Silver Star, SS4 ou os primeiros modelos da configuração sedã quatro portas. No entanto, Pacheco percebeu que muitos proprietários lhe perguntavam sobre peças de reposição, um problema comum a qualquer carro antigo. Foi quando o dono da Supimpa incorporou em sua loja um pequeno balcão, para vender peças. A idéia deu certo e o comércio ganhou, pouco a pouco, dezenas de fornecedores que ainda fabricam itens de reposição. A Supimpa então ganhou um site na Internet. O comércio de peças deslanchou de vez, o que fez o seu proprietário mudar o rumo dos negócios e se dedicar somente a elas, deixando o comércio de veículos para as feiras e os sites na Internet. Na Supimpa ainda é possível comprar diversos itens: grades, pára-choques, faróis e lanternas, frisos, calotas, emblemas, peças elétricas e uma variedade de itens que custam entre R$ 3 (pino de travamento das portas) e R$ 680 (conjunto de frisos cromados: pára-lamas, estribo e mata-juntas, tão difíceis de encontrar, sobretudo novos).Na pequena loja do pacato bairro do Ipiranga é possível encontrar quase de tudo para Opalas de todos os anos de fabricação. Até itens raros, como as bolas de câmbio da linha SS, frisos de contorno e acabamento e também emblemas novos para Opalas fabricados entre 1969 e 1979.Os itens mais vendidos na Supimpa, agora “autopeças”, são os jogos de borrachas. “A substituição das borrachas é fundamental devido ao ressecamento, natural com o uso. Trabalho com pestanas, borrachas de porta e porta-malas para Opalas de duas ou quatro portas”, enfatiza Roberto. Outro item muito procurado são os jogos de capa para pedal (acelerador, freio e embreagem). A Supimpa atende um público diverso, desde opaleiros que precisam de um item avulso para completar o visual do seu automóvel até restauradores que procuram todos os tipos de peças para reconstruir suas raridades. Segundo o proprietário da loja, muitos donos de Opala ainda usam o carro no dia-a-dia devido aos seus atributos de robustez e fácil manutenção.Na InternetQuem tem um veículo antigo já se acostumou a garimpar peças raras na rede. Para chegar facilmente a esse público, Roberto Pacheco montou uma loja virtual no endereço www.supimpa.com.br. Cada item contém uma foto ilustrativa, descrição e também a aplicação da peça. No site é possível comprar tudo, colocar no “carrinho de compras” e pagar usando o cartão de crédito. Os pedidos chegam de todas as partes do Brasil e são despachados pelo correio, em embalagens protegidas.Portanto, além das tradicionais lojas de peças para carros antigos, os “mercados de pulgas” dos encontros e também os autopeças com antigos estoques, esta é mais uma opção de compra para quem procura a comodidade de encontrar quase tudo num mesmo lugar e por um “preço acessível”, promete Roberto Pacheco. Se a idéia é encontrar algo importante para o seu veterano Opala continuar sua saga pelas ruas, esta é uma dica Supimpa!