GNV


O Gás Natural Veicular representa uma importante alternativa de combustível, já que, dentre todos os outros utilizados, é o que menos agride o meio ambiente e apresenta o menor custo. Ao contrário do óleo combustível, o impacto do gás natural sobre o meio ambiente é praticamente zero. Ele tem baixíssimo teor de poluentes, não emite fuligem nem exige tratamento dos gases de combustão. Pode ser usado também como o substituto da gasolina, álcool e do diesel. Por ter combustão limpa deve se transformar numa boa opção para redução dos níveis de poluição das cidades. (fonte: Revista Exame, fev/2000). Em 1998 o Governo Brasileiro liberou o uso de GNV para qualquer automóvel. Desde então o número de automóveis adaptados para rodar com esta tecnologia aumentou substancialmente.O GNV é altamente valorizado em conseqüência da progressiva conscientização mundial da relação entre energia e meio ambiente. Ele chega ao consumidor final praticamente no mesmo estado em que é extraído das jazidas, sem a necessidade de passar por nenhum processo industrial. Além disso, é um produto nacional.O uso de GNV reduz a emissão de gases poluentes no ar, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida. É reconhecidamente mais seguro do que os demais combustíveis. É mais leve do que o ar, em caso de vazamentos, se dissipa rapidamente na atmosfera. Além disso, é um bom aliado para o bolso do consumidor, que economizará até 60% em gastos com o veículo.No Brasil existem atualmente cerca de 40.000 veículos convertidos para GNV. Deste total, cerca de 20.000 estão no Rio de Janeiro.Quanto a manutenção do veículo, há um aumento do intervalo das trocas de óleo, uma vez que o GNV é um combustível seco e não dilui o óleo lubrificante no motor do veículo. Sua queima não provoca depósitos de carbono nas partes internas do motor, por isso aumenta a vida útil do motor. Principais Vantagens PreçoA principal vantagem do GNV é o seu preço: custa em média R$ 0,58/m³. É muito mais barato do que qualquer outro combustível.EconomiaUsar GNV significa uma economia de 60% para os motoristas.SegurançaO risco de uma combustão é muito menor com o GNV. Enquanto o álcool se inflama a uma temperatura de 200°C, a gasolina a 300°C, o gás se queima a 620°C. Além disso o abastecimento é feito sem que o produto entre em contato com o ar, o que elimina a possibilidade de combustão.Proteção do Meio AmbienteA queima do GNV é muito mais completa do que a dos outros combustíveis, por isso libera menos quantidade de resíduos poluentes, favorecendo a proteção do meio ambienteMaior vida útil do motorPor ser um combustível mais limpo e seguro, o GNV prolonga a vida útil do motor.Segurança no ArmazenamentoOs cilindros de alta pressão, responsáveis pelo armazenamento do GNV nos veículos, são resistentes a choques, colisões e até mesmo ao impacto de projéteis de armas de fogo.Sucesso MundialAlém de adotado em diversos países como: Argentina, Austrália, Itália, Canadá e demais paises da Comunidade Européia, o GNV tem sido objeto de estudos em diversas montadoras, principalmente européias, devido as características de sua queima serem pouco agressivas ao meio ambiente.Veículo Bi-CombustívelA conversão do carro para o GNV não elimina a possibilidade de utilizá-lo com o seu combustível original. Com a conversão o veículo torna-se bi-combustível.Mais reservasHoje existem no mundo 160 bilhões de toneladas de petróleo, o que garante uma reserva de mais ou menos 40 anos, enquanto o GNV está em condições de garantir uma reserva de 65 anos.AbastecimentoAs companhias de Gases e as grandes empresas distribuidoras de combustível (Ipiranga,Petrobrás,etc...) estão investindo pesado na expansão de novos postos de abastecimento. A CEG inaugurou no dia 1 de Dezembro/99, seu primeiro posto com a bandeira própria, com 2119m² de área total e capacidade de abastecimento de 1800m³ de GNV por hora, o que equivale a uma média de 150 carros por hora e 3600 carros por dia. O que fazer para converter? Para que o carro originalmente projetado a receber outros combustíveis receba o GNV, é necessário que seja instalado um kit especial que o torna bi-combustível. Isto significa que os carros podem rodar com o GNV e com o combustível original. É o motorista quem faz a escolha acionando um simples botão instalado no painel.Ainda em termos de segurança, os cilindros e demais componentes do kit de conversão carregados nos veículos são projetados para suportar a alta pressão em que o gás é armazenado. Estes cilindros são capazes de resistir a choques, colisões e até impacto de projéteis de armas de fogo.A manutenção de qualquer veículo que utilize o GNV é exatamente a mesma especificada pelo fabricante do veículo. É preciso apenas fazer a revisão periódica do kit de conversão, seguindo as orientações específicas do fabricante. Somente as oficinas credenciadas pelos Inmetro podem Como fazer a conversão? Procure uma oficina autorizada pelo Inmetro. Instale o kit que torna o veículo bi-combustível. A conversão e instalação do kit leva de 4 a 6 horas. Exija nota fiscal e o Certificado de homologação do Inmetro. Agende a vistoria no DETRAN. Compareça a vistoria com os documentos exigidos.





Matéria de 1990 Sobre Opala a Gás: