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Em 1972 era disponibilizada a carroceria coupe, aí sim o Opala se tornava um esportivo nato, em 1973 algumas modificações na pintura da carroceria.
Na linha 1974 era apresentado o Opala SS4 que vinha com motorização 4cil 151-S, externamente o que diferenciava da versão de 6cil era a pintura do capot de preto fosco e alguns emblemas!
Em 1975 quando o Opala sofre o primeiro "facelift", esse modelo ficou conhecido como "Tigrado", por causa das faixas picotadas na lateral.
Em 1976 os Opalas poderiam vir com a motorização 250-S, o mesmo utilizado nas provas de turismo, com isso o Opala se tornou o esportivo mais potente, desbancando o Charger RT e o Maverick GT, ambos com motorização V8.
Nesse ano, apenas faixas no capo na cor preta, e para diferenciar a mtorização, havia adesivos nas laterais com os números "4" e "6", representando 4cil e 6cil!
Nos anos seguintes, poucas modificações, em 1978 foi lançada a Caravan SS que poderia vir com as mesmas motorizações 4cil(151-S), 6cil(4100), 6cil(250-S), as mesmas tambem disponiveis nos Opalas SS e nas outras versões!
Em 1980 no segundo "facelift" da linha Opala foi produzido pelo ultimo ano a linha SS, apenas nas laterias havia uma faixa e as letras SS, os para-choques eram na mesma cor da carroceria.
Matheus Dalboni
Amigos Opaleiros