Cambio Automático - Dicas e Segredos que fazem a diferença

Dirigir automóvel com câmbio automático não é tão simples como parece. Alguns detalhes são fundamentais para aproveitar ao máximo o desempenho do sistema.

O comercial de televisão do recém-lançado Ford EcoSport automático faz uma brincadeira com motoristas que não têm o costume de dirigir veículos com esse tipo de câmbio. As cenas mostram dificuldades em engatar a ré ou freadas bruscas e outras situações envolvendo motoristas novatos ao automático.

Mas mesmo para quem não é marinheiro de primeira viagem, há algumas dicas que os condutores podem não saber quando guiam um veículo automático.

-Pé esquerdo

Na maioria dos casos, dirigir um carro com câmbio automático significa não usar mais a perna esquerda, já que sobram apenas os pedais do acelerador e do freio, ambos acionados pelo pé direito. Mas não precisa ser assim. Usar o pé esquerdo para acionar o freio exige algum treino, principalmente porque o acionamento da embreagem em carros manuais exige mais força, além de um movimento mais amplo do que para acionar o freio. O principal benefício do freio com o pé esquerdo é a possibilidade de reações mais rápidas, além de poder acionar freio e acelerador simultaneamente.

-Economia

Saber usar o câmbio adequadamente reduz o consumo de combustívelCarros automáticos, normalmente consomem mais, principalmente porque são mais pesados do que seus similares manuais. Mas há outras formas de conter o gasto de combustível. Uma dica é mover a alavanca para a posição N, de neutro, quando o carro estiver parado. De acordo com o consultor técnico da Ford, Reinaldo Nascimbeni, isso ocorre pelo próprio princípio de funcionamento do câmbio automático: "Sempre que a alavanca estiver no D, o câmbio vai querer arrastar o carro, gastando combustível. Mas o motorista vai ter que ficar mexendo na alavanca, exatamente o que não quer quando dirige um automático. O conselho vale à pena se ficar parado por muito tempo", conclui.

Algumas caixas mais modernas, usadas em carros da GM, detectam que o veículo não está em movimento e desengatam automaticamente, sem nenhuma ação do motorista. E reconectam assim que o veículo começa a se movimentar.

-Freio motor

A função das posições numeradas, geralmente 1,2, 3, é outro item ignorado por muitos. A posição serve para evitar que o câmbio acione marchas acima do número indicado. Ou seja, em uma descida de serra, por exemplo, o carro não precisa de força e a tendência é que a caixa automática vá subindo de marcha. Ao colocar o câmbio na posição 3, a marcha mais alta será a terceira, mantendo o veículo mais preso, facilitando o controle do motorista.No trancoMesmo em carros com câmbio manual, os fabricantes não recomendam fazer o carro pegar no tranco, por ser prejudicial ao sistema de injeção eletrônica. Quando se atinge a rotação de cerca de 800 giros por minuto, a transmissão gira o motor. No caso de veículos com câmbio automático, a situação é mais complicada. As bombas hidráulicas do conversor de torque dificultam essa operação, pois é preciso de mais energia para colocar o carro em movimento. Além disso, há modelos com sistemas de segurança que impedem a operação.

Fonte: http://noticias.vrum.com.br/veiculos_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=23491&id_sessoes=4/template_capa_veiculos.shtml