Opalão no Capricho


Era 2007 e o psicólogo Rodrigo Ken ainda não sabia o que era ter um carro antigo. "Eu tive um Celta, todo equipado, rebaixado, com rodas e essas coisas mais. Foi quando decidi comprar um carro mais antigo e mexer nele todo", conta.Isso, inclusive, deu pano pra manga na casa dele.
"Minha família dizia para eu comprar um carro novo, que carro antigo dava muito problema e tal. Mas eu estava decidido e fui atrás."
Descendente de japoneses, ele foi até uma das maiores colônias nipônicas do Brasil, Mombuca, próxima a Ribeirão Preto. "Por aqui, comprar carro antigo, mais especificamente o Opala, já era caro, mesmo mal conservado. Fui até a colônia, parei em um posto e perguntei ao frentista se ele conhecia alguém que queria vender um. Ele já me indicou um senhor e fui negociar. Saí de lá com o carro", diz.
Rodrigo pouco andou e logo encostou o Opala SS 1978 com motor 4 cilindros em uma oficina. "Fizemos uma projeção em 3D sobre como o carro ficaria na nova cor.
Ele era branco e preto. Deixamos o preto e incluímos umas faixas cinzas. Ficou lindo. Daí começou o trabalho mesmo."
O carro foi lixado, ganhou retoques na lataria e recebeu a nova pintura. A grade dianteira não é a original do SS, assim como o friso cromado sobre as janelas, mas a ideia de Rodrigo era fazer um carro bonito, não necessariamente original - e ele conseguiu. "Já me pararam na rua para oferecer valores altos neste carro, mas eu não quero vender."

Escapamento impressiona
As rodas têm o desenho original do Opala SS.
Sob o capô agora ronca um 6cil original da Chevrolet. "Ainda não mexi na mecânica para deixar o carro envenenado. A coisa mais diferente foi colocar freio a disco nas quatro rodas e um sistema de escapamento diferenciado."
Aliás, este sistema é um dos charmes do carango. Através de um botão interno, Rodrigo pode deixar o som do escapamento original, mais abafado, ou mais esportivo, através de uma espécie de borboleta, que faz a saída dos gases ser antecipada e fazer um barulhão.
Para quem vê o carro por trás, a iluminação das lanternas é feita por Leds.

Para a vida toda

Rodrigo diz que ainda faltam alguns detalhes no Opala por dentro. "Vou mandar fazer um console central para abrigar comandos dos vidros elétricos e um conta-giro. O painel será trocado por um translúcido, mais moderno.
Vou manter os bancos Recaro, em couro", diz ele, lembrando que os da frente são do mesmo modelo do Kadett GSI. Mesmo sabendo quais são os próximos passos, Rodrigo ainda não vislumbra quando vai terminar o seu projeto pessoal. "Isso é um trabalho para toda uma vida.
Nunca vai estar bom, sempre vou querer fazer mais."


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