Alimentação Balanceada - Tudo Sobre 'Buras' de Opalas

Os motores iniciais do Opala 4cil (stovebolt - 153) e o 6cil (3800) utilizavam nos Estado Unidos os carburadores Rochester, mas esse fabricante naum operava no Brasil e naum demonstrou interesse por aqui

A solução foi apelar para a DFV, que antes fabricava equipamentos ópticos que conseguiu uma licença para fabricar um modelo ultrapassado da Zenith (outro fabricante americano), resulmindo o tal DFV 226 de corpo simples.

Posteriormente a GM preocupada em ter só um fabricante, fechou com a Brosol, que obteve licença da francesa SOLEX e implatou o Solex 40/41 DIS, de corpo simples, mas com mesmo consumo e de desempenho superior.

Depois na busca de melhor desempenho a DFV apresenta o DFV 446 de corpo duplo de atuação simultanea, sem segundo estágio, oque resultava em disperdício de combustível em baixas rotações, cópia exata Zenith que equipava motores de 1958, v8 de 318pol, os modelos da Plymount Belvedere Plaza e savoy aqui no Brasil os utilitários Dodge e o Dodge dart, utilizavam pois começaram a ser fabricados no Brasil no final dos anos 60. Esse carburador era Opicinal para linha opala equipava motores 4 cil.151-s(iron duke) e o 6 cil. (250/s).

No fim de 1978, Surge o Solex H34 seie também de corpo duplo com segundo estágio progressivo, que permitia mesmo desempenho sem disperdício de combustível, (bem mais moderno e eficiênte) equipava neste iniciio os motores 4 cil. e tinha o apelido de SOLECÃO pelos Mecânicos.

Assim o Opala Comodoro 4cil. podia ter a Opção de carburadores, de corpo simples (2 opções), de corpo duplo e de corpo duplo com segundo estágio progressivo.
já o 6cil. tinha apenas a opção do DFV 226 e do DFV 446 do 250/s

No Começo da década de 1980 a DFV deixou de fabricar carburadores repassando a linha para WECARBRÁS que detinha a licença da Weber. nesta dácada surge os motores alcoólatras que recebiam um tratamento a base de estanho ou ser bicroomatizado, um revestimento superficial de zinco com bicromato de sódio, como os carburadores era fabricado a base de aluminio e zinco, que naum resistia ao ataque do alcool, que era corroído pela geração de oxido de zinco, oque provocava o entupimentro dos canais internos.
Em 1990 a GMB realizou a ultima mudança no sistema de alimentação, implatou o Solex Brosol 3E, modelo que se caracterizava, pelo acionamento do segundo estágio a vácuo, oque exigiu mudanças na entrada de ar do coletor de admissão.

A carcaça do filtro de ar passou a ser plástica, contanto ainda com uma válvulka Thermac, dosador que misturava ar frio externo com o ar quente aspirado nas imediações do coletor de escapamento.

No catálogo Weber era o Weber 460 TLDZ.


Por: EXÇabeludo (Beto)