Evolução das Rodas

Nos primeiros modelos dos Opalas, eles vinham com as conhecidas "super calotas", que envolviam todo o aro, isso foi até o modelo ESPECIAL, em 1971 quando o modelo utilizava calotas simples e sem sobre aro. Nos modelos DE LUXO e GRAN LUXO, no modelo "top" o miolo da calota era pintado em azul, que dava um belo destaque ao modelo, combinando com a "Flor de Lis" que vinha pregado ao vinil.
Em 1975 passou a ser utilizado calotas simples em todos os modelos, e sobre aros nas versões DE LUXO e COMODORO, em 1978 foi introduzido na linha as rodas popurlamente conhecidas como Repolhos, eram utilizadas de linha nos SS e nos Comodoro.
Em 1980 foram integradas a linha as rodas conhecidas como "Ralinhos Série 1" as primeiras de ligaa de leve a fazer parte da linha Opala, as calotas foram descontinuadas nesse ano.
Em 1985 foram lançadas as "Ralinhos", o que as diferenciava basicamente para as primeiras era uma calota que mascarava os parafusos, em 1988 entrou na linha as "Rodas Serrinhas" e em 1991, nos utlimos anos de produção dos Opalas, foi introduzido as rodas de 15'', primeiras com essas medidas.

Modelos de Rodas/Calotas:


Rodas Ralinho
Rodas Ralinho Série 1
Rodas Diplomata 92 - 15''
Rodas Serrinha
Rodas Repolho
Super Calotas - Gran Luxo 1971

Calota Simples - Comodoro 1976
Sugerido Por Thiago Porto
Matheus Dalboni